top of page
Foto do escritorportalpontonews

PREÇO DE COMIDA POR QUILO SOBE 38% NOS SELF-SERVICES EM SÃO PAULO

Comer em São Paulo está cada dia mais caro. Os preços nos self-services do município seguem subindo desde o início da pandemia, é que mostrou um levantamento do Procon-SP. Em junho, o preço médio do self-service por quilo ficou em 79,47 na capital paulista, uma alta superior aos 38% desde janeiro de 2020, quando o órgão de defesa do consumidor começou a fazer a pesquisa.

Em relação ao valor médio de junho de 2022, o preço médio da refeição self-service por quilo subiu mais de 10%. Para especialistas, uma das prováveis razões para a alta é o aumento da demanda após o fim das restrições da pandemia. Também podem ter contribuído o aumento do preço do gás, dos produtos de alimentação e da energia elétrica, que interferem diretamente na formação do preço final ao consumidor.

Imagem: Benis Arapovic/Vecteezy

Segundo o relatório, se considerados somente os estabelecimentos que adotam o sistema buffet self-service com preço fixo, o valor médio apurado foi de 50,78 e se considerados os restaurantes que oferecem pratos do dia (os pratos feitos), o valor médio foi de 30,69. Para aqueles que atuam exclusivamente no sistema buffet self-service por quilo, o valor médio ficou em 75 reais e 54 centavos. No total, o Procon-SP ouviu 350 estabelecimentos das cinco regiões do município de São Paulo – zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page