O tribunal constitucional do Peru aceitou na última quinta-feira 17 um recurso da defesa do ex-presidente Alberto fujimori para que o mesmo possa deixar a prisão. Vale lembrar que o ex-presidente que hoje tem 83 anos de idade administrou o país entre 1990 e 2000 e foi condenado a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos. A libertação do ex-presidente deve ocorrer nos próximos dias não é possível recorrer as decisões do tribunal
Imagem: Eddy Ramos /Agencia Andina
Fujimori foi condenado por crimes contra a humanidade e corrupção. Ele foi considerado responsável por dois massacres no país:
· o de Barrios Altos (1991)
· e o de La Cantuta (1992)
Nas duas ocasiões, durante sua presidência, um esquadrão da morte do exército organizou supostas operações antiterroristas que resultaram na morte de 25 pessoas – entre elas uma criança.
Preso desde 2007, ele sofre de problemas respiratórios e neurológicos e hipertensão. No ano passado ele foi internado e passou por uma cirurgia cardíaca. Em 2017, ele chegou a receber um indulto do então presidente Pedro Paulo Kuczynski, que havia sido anulado por um juiz peruano.
Matéria: Guilherme Costa
Comments