top of page

PAÍS REGISTRA UMA OCORRÊNCIA COM BALÃO PRÓXIMO A AEROPORTOS A CADA OITO HORAS

Nos cinco primeiros meses do ano, a cada oito horas houve uma notificação de ocorrência envolvendo balões nas imediações de aeroportos do Brasil. O dado é do Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que contou, entre janeiro e maio, quatrocentas e 36 ocorrências do tipo: um recorde para o período desde o início da série histórica que começou em 2012. A preocupação aumenta com a chegada das festas juninas, época do ano em que esse tipo de acidente tende a aumentar. O Cenipa estima que cerca de 100 mil balões sejam soltos todos os anos no Brasil.

Imagem: Ale Frata/Live Images/Código 19/Estadão Conteúdo

Os balões podem colidir com aeronaves em pleno voo, comprometendo a segurança dos passageiros e a tripulação. Para tentar conscientizar a população, a Força Aérea Brasileira e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo fazem campanhas educativas sobre o risco que essa prática representa para a aviação.

A soltura de balões é considerada uma prática ilegal, sujeita a penalidades previstas em lei, conforme estabelecido no Artigo 261 do Código Penal, além de ser um crime ambiental, porque pode causar incêndios em áreas florestais e na vegetação que fica em áreas urbanas.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page