top of page
Foto do escritorportalpontonews

OVO DE PÁSCOA FICA MAIS CARO NO VALE DO PARAÍBA

A Páscoa, celebração cristã que representa a ressurreição de Jesus Cristo, é marcada por diversos símbolos. Desde a realização da Via Sacra, passando pelos ritos da Semana Santa até o tradicional almoço dominical com familiares e amigos, há uma infinidade de tradições e práticas adotadas por diferentes culturas em todo o universo.

O maio símbolo é o chocolate, principalmente na forma de ovos de Páscoa. Entretanto, segundo análise do Núcleo de Pesquisas Econômicas Sociais (NUPES) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), os preços dos ovos de Páscoa na região do Vale do Paraíba (SP) apresentaram um aumento superior a 15%. Não só os ovos de Páscoa tiveram aumento em seus preços na região, outros produtos comumente consumidos nesta época do ano também sofreram um considerável reajuste, como peixes (bacalhau, manjuba e camarão) além de azeitonas.

Imagem: Terra

Este aumento brusco nos valores comerciais deixou preocupado não somente os consumidores da região do Vale do Paraíba, mas também todo o Brasil. Afinal, muitas pessoas esperam ansiosamente por esta data para poderem presentear quem amam ou para satisfazer suas próprias vontades gastronômicas.

Este feito econômico pode ser explicado pelo aumento significativo na demanda durante o período em que antecede a festividade religiosa. Com mais pessoas interessadas em comprar esses itens específicos da ocasião, os comerciantes percebem uma brecha para aumentar seus lucros através da oferta desses produtos a preços mais elevados do que o normal.

Apesar disso, o aumento abusivo dos preços traz em pauta reflexões sobre a ética nos negócios e a responsabilidade social das empresas com seus clientes e consumidores. É essencial que haja transparência nas relações comerciais em todos os âmbitos, visando à promoção de uma economia justa e harmônica para todos presentes nessa relação comerciante e consumidor.

Matéria: Talles Honorato

Comments


bottom of page