Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, mostrou que ondas de calor extremo podem causar um aumento no número de visitas hospitalares por crianças devido a crises de asma. A asma é uma doença respiratória crônica caracterizada pela dificuldade de respirar, além da presença de chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.
Os sintomas podem piorar à noite e nas primeiras horas da manhã ou devido à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas, de acordo com o Ministério da Saúde. Pesquisadores analisaram dados eletrônicos de saúde dos Hospitais Infantis Benioff da universidade de 2017 a 2020 e incluíam dados sobre visitas hospitalares de crianças por asma, além de dados demográficos e o CEP dos pacientes.
Imagem: Jose Luis Pelaez/GettyImages
A equipe descobriu que as ondas de calor diurnas estavam significativamente associadas a chances 19% maiores de visitas hospitalares por asma infantil. Além disso, as ondas de calor que duraram mais tempo dobraram as chances de idas ao hospital devido à crise asmática, principalmente durante o dia. Não foram observadas associações entre ondas de calor noturnas e agravo da doença.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments