top of page

MUTIRÃO DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS VAI ATÉ O DIA 30, CONSUMIDORES PODEM RENEGOCIAR DE FORMA ONLINE

Consumidores que desejam renegociar pendências financeiras podem aproveitar o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A ação online começou na última terça-feira (1) e vai até 30 de novembro. O Banco Central do Brasil, a Febraban - Federação Brasileira de Bancos, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Procon trabalham em conjunto no mutirão que reúne mais de 160 instituições.

Imagem: Divulgação/Serasa

A campanha ainda conscientiza os consumidores sobre o superendividamento. De acordo com a Febraban, chega a mais de 22 milhões o volume total de contratos em atraso repactuados no período da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, que superam um trilhão de reais de saldo negociado. No mais recente Mutirão de Negociação e Orientação Financeira que ocorreu em março deste ano, quase dois milhões de contratos foram renegociados.

Podem participar do mutirão apenas pessoas físicas que apresentem dívidas em casos onde os bens não foram dados por garantia e aqueles que estejam com dívidas em atraso por meio de bancos ou financeiras. Para participar da campanha o interessado deve acessar a página do mutirão na internet.

Nela, o consumidor encontra orientações sobre como organizar as finanças e conseguir negociar a dívida em atraso, além de ter acesso aos canais diretos dos bancos e acesso à plataforma de mediação. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.


Fonte: Portal G1

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page