top of page

MUDANÇAS CLIMÁTICAS IMPACTAM SAÚDE DE GESTANTES, CRIANÇAS E IDOSOS, ALERTA OMS

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 12 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Mulheres grávidas, recém-nascidos, crianças, adolescentes e idosos enfrentam graves complicações de saúde relacionadas às alterações climáticas. É o que alertou uma nova coleção de artigos publicados no Jornal Global de Saúde. O conjunto de estudos é de autoria de especialistas da OMS - Organização Mundial da Saúde e de acadêmicos de todo o mundo.

Imagem: chuchart duangdaw/GettyImages

A coleção, intitulada “Mudanças climáticas ao longo da vida“, reuniu evidências científicas disponíveis sobre os impactos na saúde causados por diferentes eventos climáticos nas principais fases da vida. Esses eventos incluem as ondas de calor, poluição atmosférica e desastres naturais, como incêndios florestais e grandes inundações.

Os autores dos estudos observaram, por exemplo, que os nascimentos prematuros têm acontecido com maior incidência durante as ondas de calor, aumentando o risco de morte infantil. Segundo a OMS, a cada um grau que aumenta na temperatura mínima diária acima de 23,9 graus aumenta o risco de mortalidade infantil em mais de 22%. Além disso, os pesquisadores ressaltaram que o calor extremo está associado ao maior risco de ataque cardíaco e dificuldades respiratórias em pessoas mais velhas.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page