O número de denúncias de assédio eleitoral teve um aumento de 150% nos últimos três dias no Vale do Paraíba. Até a última segunda-feira (24), o Ministério Público do Trabalho investigava quatro denúncias de assédio eleitoral na região.
Na quinta-feira (27), o número saltou para dez denúncias investigadas. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, foram registradas denúncias em São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Jacareí, Tremembé e Ubatuba.
Segundo o Ministério, as denúncias são relacionadas a tentativas do empregador de coagir os funcionários a votarem em determinado candidato. O órgão informou que todos os casos no Vale do Paraíba estão sendo apurados. O assédio eleitoral pode resultar em indenização judicial e constitui crime previsto no Código Eleitoral, com pena de reclusão de até quatro anos e multa.
Denúncias de assédio eleitoral podem ser registradas no site do Ministério Público do Trabalho, no botão ‘Denuncie’, ou pelo aplicativo "Pardal", disponível para Android e iOS. A denúncia pode ocorrer em sigilo se o denunciante preferir.
Fonte: Portal G1
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments