top of page

MORREU PATRONO E FUNDANDOR DOS ARAUTOS DO EVANGELHO PADRE JOÃO CLÁ DIAS

Morreu na última sexta-feira (1º), aos 85 anos, o Monsenhor João Clá Dias, patrono e fundador da ordem católica Arautos do Evangelho, o sacerdote enfrentava há mais de dez anos complicações decorrentes de um AVC.

A ordem Arautos do Evangelho, organização que fundou no ano de 1997 é uma associação católica nascida cisma entre a alta cúpula da Tradição, Família e Prosperidade.

O dote divinal do fundador da TFP acreditam os fiéis, foi transmitido a Clá, seu então secretário por mais duas décadas, sob o pontificado do falecido Papa Bento XVI, a organização cresceu, no ano de 2009, o pontífice Alemão a aprovação pontifícia e deu ao Padre João o titulo de Monsenhor.

Os Arautos do Evangelho ainda mantem milhares de alunos em um suntuoso imóvel da Cantareira e em outros “castelos” espalhados pelo Brasil e outros países do mundo, quase 80 pontos do planeta têm ao menos um religioso associado ao grupo.

Imagem: Arautos do Evangelho/ Portugal 

 O padre João Clá Dias estava afastado desde o ano de 2017, após vazarem vídeos de exorcismos e declarações controversas sobre o Papa Francisco, Clá viu o Vaticano intervir na ordem e nomear um interventor, o cardeal Raymundo Damasceno, para comandar a organização.

Nos últimos anos, a ordem católica também enfrentou diversas denúncias de abusos, coerção psicológica e exorcismos forçados, com relatos de episódios de agressão e assédio moral e sexual em seus internatos, ex-membros relatam rituais que misturavam veneração, a “relíquias” como fios de cabelo e sangue do fundador e práticas de exorcismo, pais e ex-alunos chegaram a levar o caso à Justiça, mas em 2024, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou não haver provas suficientes e deu fim o processo.

Matéria:  Carta Capital / Adaptação: Talles Honorato

コメント


bottom of page