O setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve ter um crescimento de 14% em 2022, com um faturamento de quase 60 bilhões de reais, segundo estimativas do Instituto Pet Brasil.
A projeção foi feita levando em conta o desempenho do setor no primeiro trimestre deste ano. O faturamento consolidado em 2021 foi superior a 52 bilhões de reais.

Imagem: Getty Images
Entre os segmentos do setor, o de comida para pets, que engloba a venda de alimentos industrializados para animais de estimação, manteve a liderança, com faturamento que passou dos 33 bilhões nos primeiros três meses de 2022. O valor equivale a mais de 56% do faturamento total do mercado pet, e representa alta de quase 17% em relação a 2021.
Em segundo lugar está o segmento de venda de animais diretamente dos criadores, seguido pelo Pet Vet, a venda de medicamentos veterinários, os segmentos de serviços gerais, serviços veterinários e de Pet Care, englobando os produtos de higiene e bem-estar animal.
Já sobre os meios usados pelos consumidores para comprar produtos e serviços, os pet shops pequenos e médios mantiveram a liderança nas vendas do setor, responsáveis por quase 49% do total. O segmento de clínicas e hospitais veterinários vem crescendo nos últimos anos e ficou em segundo lugar.
O instituto destaca que o comércio eletrônico é o canal com maior crescimento no setor, indicando uma “mudança progressiva de hábitos das famílias que possuem pet”. Em três meses, a alta nas vendas foi de 18%. Já na comparação entre 2020 e 2021, foi de 48%.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
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