De acordo com a Cesteb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Litoral Norte possui, atualmente, 13 praias impróprias para o banho, sinalizadas com "bandeira vermelha". Cinco das 13 praias impróprias estão localizadas em Ubatuba, outras cinco em Ilhabela, uma em Caraguatatuba e outras duas em São Sebastião.
As praias que devem ser evitadas no momento são: Em Ubatuba, as praias de Iperoig, Itaguá, Perequê-Mirim, praia do Lázaro e praia Dura. Em Caraguatatuba está imprópria a praia do Indaiá. Em Ilhabela, evite as praias da Armação, praia do Sino, Barreiros (sul), Saco da Capela e Itaguaçu. Em São Sebastião estão impróprias as praias das Cigarras e Toque-Toque Grande.
Imagem: Blog - Esse mundo é nosso
Caso o banhista, ignore a sinalização da Cetesb, a pessoa deve estar ciente que está passível de ser contaminada com bactérias, vírus e até mesmo protozoários. Algumas das doenças que podem afetar os banhistas de praias impróprias são gastroenterite, hepatite A, cólera, febre tifoide, entre outras. Além disso, pode gerar enjoos, dores de cabeça, febre, diarreia, dores de estômago.
Matéria: Gabriela Rodrigues
Comentarios