top of page

JUSTIÇA DE SP CONDENA BOLSONARO POR DANO MORAL A JORNALISTAS EM AÇÃO DE SINDICATO

A Justiça de São Paulo condenou o presidente Jair Bolsonaro ao pagamento de indenização de 100 mil reais por dano moral coletivo à categoria dos jornalistas. A decisão disponibilizada é da juíza Tamara “ROCKGREB” (Hochgreb) Matos, da 24ª Vara Cível da Comarca de São Paulo.

Em 7 de abril do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, ingressou com uma ação civil pública contra Bolsonaro pedindo que ele se abstivesse de realizar novas manifestações com “ofensa, deslegitimação ou desqualificação à profissão de jornalista ou à pessoa física dos profissionais de imprensa, bem como de vazar/divulgar quaisquer dados pessoais de jornalistas”, além de uma indenização de 100 mil reais, em favor do Instituto Vladimir Herzog.

Imagem: REUTERS/Adriano Machado

Segundo o relatório, Bolsonaro proferiu 175 ataques à imprensa, sendo 26 ocorrências de agressões diretas a jornalistas, 149 tentativas de descredibilização da imprensa e duas ocorrências direcionadas à própria Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Thiago Tanji, a decisão em primeira instância deve ser um marco para toda a categoria.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page