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GOLPE DA “MÃO FANTASMA” USA ACESSO REMOTO PARA OBTER DADOS BANCÁRIOS

  • Foto do escritor: PONTO NEWS
    PONTO NEWS
  • 11 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor identificou um aumento de reclamações de vítimas do golpe do acesso remoto conhecido como “mão fantasma”. O instituto, que consultou a segurança de bancos como o Nubank, Itaú, Santander e Bradesco, divulgou um relatório sobre a fraude. Na tentativa de golpe, o criminoso se passa por atendente de banco e aciona o usuário para que acesse remotamente a sua conta via celular ou notebook.

Imagem: Firmbee.com na Unsplas

No aplicativo de acesso remoto, o fraudador observa o cliente da instituição financeira entrando no ambiente do banco e digitando a senha. Munido das informações, ocorre, posteriormente, a fraude – seja Pix, por transferências ou mesmo empréstimos – é cometida usando os dados de acesso. Mas como se prevenir? Economistas afirmam que as pessoas devem “seguir todos os critérios de segurança das próprias instituições financeiras”, seja por biometria ou controle de senhas. Nunca entre em links ou responda imediatamente mensagens SMS”. Às vezes o golpe começa com uma mensagem dizendo que uma compra de valor alto foi feita em nome do usuário, ou que algum benefício será cancelado. Em todos os casos, a orientação é realmente não responder. As instituições financeiras entram em contato com dados oficiais, então, fique esperto!


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

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