Dois golfinhos foram encontrados mortos na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. O Instituto Argonauta investiga a causa da morte dos animais. O primeiro golfinho foi encontrado na última quinta-feira (15) - os técnicos identificaram algumas marcas o que demonstra a possibilidade de interação com redes de pesca. Após análise de exames foi comprovado que a morte foi por afogamento devido as redes de pesca.
Imagem: Rildo Rodrigues/Vanguarda Repórter
No domingo (18), outro golfinho foi encontrado com sinais de agressão por objeto cortante, mas a causa da morte só será confirmada após a realização da necropsia. Segundo o Instituto Argonauta, de preservação e pesquisa sobre a vida marinha, os golfinhos eram da espécie Boto-Cinza e foram encontrados encalhados na praia.
Os dois foram encaminhados para a Unidade de Estabilização de São Sebastião, para análise, coleta de exames e necropsia pela equipe que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. De acordo com o instituto, casos de golfinhos mortos por afogamento, seja pela pesca incidental ou por ficarem presos nas redes, são comuns, porque o animal não consegue subir a superfície para respirar, o que ocasiona o afogamento.
Fonte: Portal G1
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments