top of page

FORÇAS ARMADAS EMITEM NOTA CONJUNTA SOBRE MANIFESTAÇÕES

As Forças Armadas divulgaram na sexta-feira (11) uma nota conjunta onde afirmam apoio à democracia e ao estado democrático de direito, e dizem que as manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que ocorreram após as eleições são legítimas, mas que “eventuais excessos” são condenáveis.

A nota afirma também que: "A Constituição Federal estabelece os deveres e os direitos a serem observados por todos os brasileiros e que devem ser assegurados pelas Instituições, especialmente no que se refere à livre manifestação do pensamento, à liberdade de reunião pacificamente e à liberdade de locomoção no território nacional".

Imagem: Thaisa Oliveira/Folhapress

Na sequência, diz que: "São condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade". As Forças Armadas, através do texto, dizem ainda que qualquer “controvérsia” na sociedade deve ser resolvida por meio do estado democrático de direito.

A nota foi assinada pelos três comandantes das Forças Armadas: Almirante Almir Garnier Santos (Comandante da Marinha); General Marco Antônio Freire Gomes (Comandante do Exército); e Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior (Comandante da Aeronáutica).


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comentarios


bottom of page