Cientistas anunciaram em dezembro a criação bem-sucedida do Brain Care Score, uma ferramenta para avaliar o risco de demência ou AVC sem procedimentos médicos. Essa pontuação, que também ajuda pacientes e médicos a identificar mudanças de estilo de vida benéficas, agora pode ser capaz de prever as chances de desenvolver depressão mais tarde na vida, de acordo com um novo estudo.
Imagem: Nes/GettyImages
O Brain Care Score, ou BCS, de 21 pontos, refere-se ao desempenho de uma pessoa em 12 fatores relacionados à saúde física, estilo de vida e componentes socioemocionais da saúde. Ter uma pontuação BCS mais alta foi associada a um menor risco de desenvolver depressão na “velhice”, definida como idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o estudo publicado na revista Frontiers in Psychiatry.
“O Brain Care Score é uma ferramenta simples projetada para ajudar qualquer pessoa no mundo a responder à pergunta: ‘O que posso fazer para cuidar melhor do meu cérebro?’” diz o autor do estudo, Jonathan Rosand, cofundador do McCance Center for Brain Health no Massachusetts General Hospital e principal desenvolvedor do BCS, em um comunicado à imprensa.
“Este artigo fornece evidências convincentes de que aumentar seu BCS não só provavelmente tornará seu cérebro mais saudável e mais resistente a doenças como demência e AVC, mas também oferece a esperança de proteção contra a depressão”, acrescenta Rosand, professor de neurologia na Harvard Medical School em Boston.
Fonte: CNN Brasil
Comments