top of page

FACÇÕES DO RIO TENTAM INVADIR VALE E ENFRENTAM PCC, DIZ TARCÍSIO

Foto do escritor: portalpontonewsportalpontonews

A tentativa de invasão do território paulista por facções criminosas do Rio de Janeiro, contra-atacadas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), provocou uma escalada de violência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a região mais violenta de São Paulo, com 8 das 10 cidades com o maior índice de homicídios por 100 mil habitantes no estado. A afirmação foi feita a OVALE pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Imagem: Governo do Estado de SP

A RMVale é o campo de batalha entre os "irmãos" do PCC e criminosos cariocas de grupos como o CV, TC (Terceiro Comando) e o ADA (Amigos dos Amigos). Em disputa estão o controle de pontos de venda de droga, no varejo e no atacado. Devido à Via Dutra, que liga as duas maiores cidades do país, o Vale tem papel estratégico para o escoamento de drogas e armas.

De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, em uma guerra contra o PCC, foram deflagradas uma série de operações com objetivo de atacar, principalmente, o caixa da facção nascida em Taubaté, no dia 31 de agosto de 1993, no "Piranhão" -- o pavilhão anexo à Casa de Custódia, que recebia à época os presos mais perigosos do regime prisional paulista.

"O estado de São Paulo, em termos de homicídios, é o estado mais seguro do Brasil, tem a menor taxa do Brasil, com 5,6 homicídios por 100 mil habitantes, ou seja, uma taxa menor do que a dos EUA e a menor taxa brasileira. O que não dá para a gente comemorar, porque a gente sabe que isso tem muito a ver como o crime está distribuído ao longo do nosso território. O Vale sofre mais porque sofre a tentativa de invasão de facções criminosas que estão no Rio de Janeiro e estão tentando entrar no território de São Paulo, e aí a gente enxerga a contenção do crime organizado de São Paulo. 80% dos homicídios ocorridos no Brasil estão relacionados a disputas por pontos de tráfico de drogas e é por isso que o Vale é mais violento, porque existe de fato uma disputa entre facções que vem do Rio de Janeiro e a facção que é dominante, hegemônica em São Paulo", afirmou Tarcísio.

De acordo com o governador, novas ações estão sendo planejadas. Também tem sido estreitada a relação com as forças de segurança do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

"A gente está promovendo um grande combate à facção hegemônica de São Paulo, a gente está fazendo as maiores ações da nossa história, combatendo muito a questão da lavagem de dinheiro, dos negócios lícitos que têm como objetivo mascarar os ganhos com o tráfico internacional de drogas o ganho ilícito. Então, já fizemos operações em cima dos transportes coletivos, já fizemos operação em cima da infiltração nas prefeituras, estamos planejando outras operações, acabamos de fazer uma grande [operação] no centro da cidade de São Paulo, que tinha como objetivo combater esse ecossistema criminoso [na cracolândia]".

 

Fonte: Jornal OVALE

Comments


bottom of page