Na última semana a força aérea brasileira realizou o translado de órgãos decolando do aeroporto Edu Chaves em Guaratinguetá para a capital paulista. Tudo começou após um acidente de trânsito quando um jovem foi atendido pelo SAMU, mas devido à complexidade das lesões acabou evoluindo para morte cerebral ao ser encaminhado para a UPA da cidade.
Após a autorização da família do jovem, foi iniciado o protocolo de doações de alguns órgãos do jovem. A captação foi realizada em conjunto com a equipe médica da Unicamp. Os órgãos doados foram; os rins, a córnea, o coração e o fígado, todos eles ficaram à disposição da fila de transplantes.
Imagem: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá
O translado dos órgãos foi realizado por uma aeronave do modelo C-98 da Força Aérea Brasileira. Vale destacar que o transporte de órgãos é um serviço fundamental realizado não só pela força aérea brasileira bem como por diversas forças de segurança como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. No caso envolvendo a cidade de Guaratinguetá o transporte foi feito pela FAB que de acordo com o decreto n° 9.175 de 18 de outubro de 2017 sempre mantém disponível uma aeronave para esta finalidade.
Matéria: Guilherme Costa
Colaboração: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá
Comments