F1 - VITÓRIA DE NORRIS EM MONTE CARLO
- PONTO NEWS
- 28 de mai.
- 4 min de leitura
Norris fatura vitória inédita em Monte Carlo. Bortoleto é o déicmo quarto colocado. Verstappen arriscou punição ao postergar pit stop para seguir na liderança, mas entrou nos boxes e devolveu primeiro lugar ao rival da McLaren. Leclerc e Piastri completam top 3. Tudo começou praticamente como terminou no Grande Prêmio de Mônaco no domingo (25): pole, Lando Norris venceu no Circuito de Monte Carlo pela primeira vez. Mas, teve que esperar 27 voltas para confirmar seu triunfo, já que Max Verstappen adiou o segundo pit stop obrigatório até onde pôde para seguir na ponta provisoriamente.
O holandês cedeu na penúltima volta, abrindo caminho para Charles Leclerc e Oscar Piastri completarem o pódio. Gabriel Bortoleto sofreu com a estratégia, mas chegou em décimo quarto colocado. Verstappen pareceu decidido a arriscar uma punição que poderia chegar a 60 segundos por cumprir só um dos pit stops obrigatórios para a corrida, uma tentativa de melhorar as disputas em Monte Carlo que, por fim, não saiu como o esperado.
O holandês deu 48 voltas com os pneus médios que calçou na volta 28. Porém, visitou novamente os boxes da RBR na última volta, o que devolveu a liderança a Norris. Bortoleto, que largou em décimo sexto, penou com a estratégia pela segunda vez consecutiva. Depois de fazer um pit stop após a largada, sucedendo uma batida consequente da disputa com Antonelli, ele parou pela segunda vez na vigesima sétima volta. No entanto, passou dos pneus médios pelos macios, embora ainda faltassem 50 voltas até a bandeirada.
Sucedendo queixas do próprio Bortoleto, a Sauber o chamou dez voltas depois para colocar outro set de médios, visando administrar os compostos na expectativa de ganhar vantagem com as trocas de seus rivais à frente. A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana com o Grande Prêmio da Espanha, nona etapa da temporada. A largada: O pole Norris saiu na frente de Leclerc apesar de uma travada de pneus que permitiu uma aproximação do monegasco da Ferrari. Logo atrás, Piastri seguiu em terceiro lugar, à frente de Verstappen. No restante do top 10 não houve nenhuma mudança de posições. Bortoleto, que partiu em décimo sexto colocado, manteve a posição, mas passou reto e acertou a barreira macia na Portier, depois de uma dividida com Andrea Kimi Antonelli.

Imagem: Piroschka Van De Wouw/Reuters
O brasileiro visitou os boxes para trocar os pneus e o bico do carro. Bandeiras amarelas interrompem dez primeiras voltas: O safety car virtual foi acionado para o reparo da barreira no trecho em que Bortoleto bateu. Tsunoda, Bearman e Gasly fizeram a primeira de suas duas trocas obrigatórias de pneus. O japonês da RBR havia sido o único de pneus macios, mas optou pelos duros no pit stop inicial. A prova recomeçou na volta 4. Porém, as bandeiras amarelas foram novamente agitadas após Gasly bater em Tsunoda. O impacto, na nona volta da prova, destruiu a roda dianteira esquerda da Alpine do francês, que ao retornar para o traçado, ainda chegou perto de um contato com o colega, Franco Colapinto. A bandeira verde foi novamente agitada no décimo primeiro giro.
Hadjar se beneficia de pit stops obrigatórios: No décimo quinto giro, Hadjar foi o primeiro piloto dentre os 10 primeiros colocado a visitar os boxes, sendo também o primeiro a optar pelos pneus macios como segundo set da corrida. Alonso e Ocon, até então sexto e sétimos, entraram nos boxes na volta que sucedeu. O calouro da RB parou pela segunda vez na vigésima volta, sendo o primeiro piloto a cumprir as 2 trocas obrigatórias na prova. Aproveitando a estratégia, o franco-argelino seguiu entre os seis primeiros, conquistando seu melhor resultado até aqui. Primeira troca de pneus dos líderes mantém grid: Leclerc seguiu perto de Norris, mas não o suficiente para uma tentativa. A Ferrari, então, chamou Hamilton aos boxes antes dele na volta 19.
Embora o heptacampeão estivesse com pneus duros, o plano era manter Charles na cola de Norris. O piloto da McLaren, no entanto, antecipou seu pit stop no giro seguinte, trocando os pneus médios pelos duros. Em seguida, foi a vez de Piastri, cujo pit stop fez Norris subir para terceiro. Leclerc visitou os boxes na vigésima terceira volta, cedendo a ponta provisória a Verstappen; retornando em terceiro, o monegasco permaneceu atrás de Norris. O inglês, por fim, recuperou a liderança com a parada de Verstappen na volta 28 para por novos conjuntos de pneus médios. Verstappen adia segundo pit stop por liderança: A prova seguiu sem nenhuma mudança até a volta 49, quando Piastri fez seu segundo pit stop. Leclerc parou no giro seguinte na tentativa de antecipar Norris, que por sua vez, completou seus dois pit stops obrigatórios no quinquagéismo primeiro giro.
Com isso, a corrida seguiu com Verstappen à frente do inglês da McLaren e do monegasco da Ferrari; os pneus médios, que ele trocou ainda na volta 29, chegou a 48 voltas. O holandês só parou na última volta, calçando os pneus macios. Porém, caiu de primeiro para quarto lugar, mesma posição em que largou. Willliams e Mercedes brigam por últimos pontos: Se a corrida seguia sem grandes movimentos, na parte de trás do grid a Mercedes mantinha Russell e Antonelli na pista – ainda sem nenhum dos dois pit stops obrigatórios. Isso porque a dupla seguia perto das 2 Williams, o que forçou a equipe inglesa a, na volta 44, pedir que Albon abrisse para Sainz, mais rápido. A essa altura, nenhum dos pilotos da equipe alemã havia parado desde a largada. A disputa entre as duas equipes continuou nas últimas voltas: no quinquagésimo quarto giro, Russell foi punido com um drive through; ele não devolveu o décimo lugar a Albon, depois de cortar caminho para passar o compatriota. Antonelli também chegou a ultrapassar o rival da Williams da mesma forma, mas devolveu o déicmo primeiro lugar. Russell foi chamado aos boxes na quinquagésima quinta volta para cumprir a punição e retornou ainda em décimo. O inglês fez um segundo pit stop na volta 65, enquanto seu colega permaneceu na pista até a volta 73. O jovem italiano visitou a garagem da Mercedes logo em seguida, no septuagésimo quinto giro, mas o time não pontuou.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Comments