FÉ E ESPIRITUALIDADE MARCAM A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA
- PONTO NEWS
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Santuário Nacional convida os devotos a viver a presença de Jesus na Eucarística, com missa solene e procissão. No dia 19 de junho, quinta-feira, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, principal festa eucarística da Igreja Católica. No Santuário Nacional de Aparecida, a celebração acontece durante a missa das 9h, no Altar Central, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Neste dia, os católicos de todo Brasil são convidados a viver intensamente o mistério da Eucaristia, renovando sua fé diante do Santíssimo Sacramento. Os devotos presentes na Casa da Mãe participam presencialmente deste momento de profunda espiritualidade no Santuário Nacional.
ORIGEM E SIGNIFICADO
Corpus Christi é a celebração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo foi instituída pelo Papa Urbano IV e tem suas origens no século XIII. Oficializada por meio da bula Transituru, a celebração acontece na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que é celebrada no domingo seguinte a Pentecostes. A solenidade foi inserida ao calendário litúrgico da Igreja com o propósito de destacar e reafirmar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. A história que inspiração a celebração remonta ao século XIII, com o sacerdote Pedro de Praga. Apesar de ser um homem dedicado, ele enfrentava dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Em busca de fortalecimento de fé, partiu em peregrinação a Roma. Durante a viagem, ao celebrar a missa na cidade de Bolsena, na Itália, foi surpreendido por um milagre: no momento da consagração, a hóstia começou a sangrar, manchando o corporal, o sanguíneo e a toalha do altar. A saber do ocorrido, o Papa Urbano IV mandou levar os objetos para a cidade de Orvieto em solene procissão. Inspirado por esse sinal, em agosto de 1264, instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi para toda a Igreja. Essa é a única data do ano em que Jesus Eucarístico sai em procissão pelas ruas.

Imagem: Thiago Leon/Santuário Nacional
PROGRAMAÇÃO
A missa solene de Corpus Christi no Santuário Nacional acontece às 9h, presidida por Dom Orlando Brandes. Após a celebração, inicia-se a procissão com o Santíssimo Sacramento, que sai pela porta principal da Ala Norte da Basílica, passando a Ala Leste e termina na Tribuna Papa Bento XVI. Durante esse momento, os devotos podem acompanhar e contemplar Jesus Eucarístico presente no meio do povo. Além da missa solene, os devotos que estiverem em Aparecida também podem acompanhar as celebrações em outros horários.
Santuário Nacional: às 6h45, 12h e 16h.
Basílica Histórica: às 8h.
As celebrações podem ser acompanhadas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV e Rádio Aparecida), pelo Aplicativo Aparecida ou pela plataforma Aparecida Ao Vivo (a12.com/aparecidaaovivo).
Por Pietra Guimarães
Comentarios