Enfermeiros expostos a 40 minutos de luz brilhante antes de seus turnos à noite se sentiram menos cansados e cometeram menos erros no trabalho, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade McGill, no Canadá. Os profissionais de saúde também dormiram melhor após o expediente, de acordo com a pesquisa. Com base em um estudo anterior, os pesquisadores recrutaram cerca de 60 enfermeiros no Centro de Saúde da Universidade McGill. Os profissionais trabalhavam em horários que alternavam entre os turnos diurno e noturno na mesma semana.
Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Durante um período inicial de observação de dez dias, enfermeiros do grupo experimental cometeram um total de 21 erros, variando de dar a dose errada de medicamento a picadas de agulha acidentais, mas quando receberam 40 minutos de exposição à luz brilhante de uma caixa de luz portátil antes dos turnos à noite, os erros cometidos caíram para sete - uma redução de 67%. O experimento confirmou os resultados de um estudo anterior, em que os pesquisadores observaram uma redução semelhante de 62% no número de erros no trabalho.
Em contraste, os enfermeiros do grupo de controle que mudaram a dieta para melhorar seu estado de alerta mostraram apenas 5% de redução nos erros. Os pesquisadores também observaram que os profissionais que seguiram a intervenção da luz noturna relataram melhorias mais significativas na fadiga em comparação com aqueles do grupo de controle. Além disso, os enfermeiros que relataram níveis mais elevados de cansaço cometeram mais erros no trabalho.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comentarios