Astrônomos podem ter encontrado um “irmão” raro que compartilha a mesma órbita de um planeta semelhante a Júpiter em torno de uma estrela jovem. Pesquisadores usaram telescópios posicionados no Deserto do Atacama, no Chile, para observar o sistema PDS 70, localizado a 370 anos-luz de distância na constelação de Centaurus.
Dois planetas semelhantes a Júpiter, conhecidos como PDS 70b e PDS 70c, já são conhecidos por orbitar a estrela. Mas os astrônomos também observaram uma nuvem de detritos dentro do caminho orbital do PDS 70b, que pode representar os blocos de construção de um novo planeta que está se formando ativamente ou já formado. Os cientistas acreditam que sua imagem direta pode ser a evidência mais forte até o momento, mostrando que dois exoplanetas podem compartilhar exatamente a mesma órbita. Um estudo detalhando as descobertas foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics.
Troianos são corpos rochosos que existem na mesma órbita dos planetas. Esses fenômenos são comuns em todo o sistema solar, incluindo alguns na órbita da Terra e mais de 12 mil asteroides troianos que existem na órbita de Júpiter conforme ele se move ao redor do sol. A missão Lucy da NASA, lançada em outubro de 2021, será a primeira a estudar de perto esses asteroides nunca antes vistos.
Imagem: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/Balsalobre-Ruza
Trojans podem ser encontrados tipicamente em pontos lagrangianos, ou nas duas regiões estendidas dentro da órbita de um planeta, onde tanto a atração gravitacional da estrela quanto do planeta pode prender materiais. A descoberta fez com que os pesquisadores questionassem como os troianos se formam e evoluem e quantos poderiam existir em outros sistemas planetários, disse o coautor do estudo Itziar De Gregorio-Monsalvo, chefe do Escritório de Ciências do Observatório Europeu do Sul.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments