Um estudo mostrou que uma dieta saudável está associada ao menor risco de demência e a um desaceleramento do envelhecimento. Dos 1.664 participantes do experimento, apenas 140 desenvolveram disfunções ingerindo os alimentos indicados pelos pesquisadores.
A pesquisa foi realizada pela Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade Columbia e do Centro de Envelhecimento Robert Butler da Columbia, e reuniu evidências que explicam a relação entre os alimentos, o risco de desenvolver demência e o processo de deterioração do corpo humano. Para realizar o estudo, foi usado um relógio epigenético, instrumento que permite medir a idade biológica dos tecidos humanos.
Imagem: Pixabay
Os participantes basearam sua alimentação em uma dieta montada para reduzir o risco de demência e perda de função cerebral conforme o envelhecimento. É uma combinação da dieta mediterrânea com as abordagens dietéticas, pensadas para controlar a hipertensão. Serão realizados estudos adicionais para investigar associações diretas de nutrientes com o envelhecimento cerebral.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments