top of page

ESTUDO IDENTIFICA COMO O VÍRUS DA COVID-19 “ESCAPA” DO SISTEMA IMUNE

Investigar a estratégia utilizada pelo SARS-CoV-2 para escapar da imunidade citotóxica – mediada por células conhecidas como linfócitos – levou um grupo de pesquisadores a identificar uma proteína importante nesse mecanismo, a ORF6, descreveu os pesquisadores no artigo publicado na revista científica internacional ‘Célula’.

O trabalho, feito nos Estados Unidos, tem na primeira autoria Marcella Cardoso, pesquisadora brasileira de pós-doutorado da Harvard Medical School – Massachusetts General Hospital, em conjunto com Jordan Hartmann, da mesma instituição. Também participaram cientistas de instituições do Brasil e da Alemanha. As células de defesa conhecidas por natural killers (ou exterminadoras naturais) são fundamentais para detectar e combater vírus e fazem parte da resposta imune inata – a primeira barreira contra a infecção.

Imagem: BlackJack3D/GettyImages

Ao analisar sistematicamente as proteínas do SARS-CoV-2, a pesquisa identificou que a ORF6 – única e conservada entre o subgênero da família coronaviridae (ao qual pertence o vírus da Covid-19) – participa ativamente da remoção desses importantes sinalizadores de células infectadas, facilitando a permanência do vírus. A pesquisa abriu frentes de investigação no campo das terapias antivirais direcionadas pelo hospedeiro, já que a descoberta do papel do anticorpo 7C6 na capacidade de eliminar células infectadas com o SARS-CoV-2 também é uma revelação que lança luz para possíveis estratégias terapêuticas inovadoras.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page