top of page

ESCAVAÇÃO EM NECRÓPOLE EGÍPCIA REVELA 63 TUMBAS E TESOURO DE OURO

Uma escavação em andamento em Damietta, no Egito, revelou 63 tumbas de mais de 2.500 anos atrás, além de um tesouro de artefatos de ouro, moedas e cerâmica. Os artefatos podem fornecer mais informações sobre os “segredos da antiga civilização egípcia”, incluindo as práticas funerárias da época, bem como o papel da cidade costeira no antigo comércio exterior, segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, que anunciou as descobertas em 23 de julho.

Imagem: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Entre as 63 tumbas, os escavadores encontraram amuletos funerários, encantos que se pensava proteger os mortos, e estátuas ushabti, também projetadas para acompanhar os falecidos na vida após a morte, datadas da 26ª Dinastia do Período Tardio (664 a 525 antes de Cristo).

A escavação também revelou 38 moedas de bronze — mantidas dentro de um vaso de cerâmica — da era ptolomaica, uma das dinastias que reinou após a morte de Alexandre, o Grande, de 323 a 30 a.C. O local da escavação, conhecido como Tal al-Deir, é chamado de necrópole, o termo usado para um cemitério elaborado de uma cidade antiga. O cemitério foi especialmente importante durante a 26ª Dinastia, mas permaneceu em uso durante toda a era dos romanos e bizantinos, conforme o ministério.

 

Fonte: CNN Brasil

Comments


bottom of page