Alunos de uma escola estadual de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, reclamaram da presença de pombos na merenda escolar que é servida na unidade. Pais e responsáveis dos estudantes também se revoltaram com a situação.
Imagem: Arquivo Pessoal
Imagens registradas pelos alunos mostram os animais em cima dos recipientes de comida. Alguns, inclusive, batem as asas e entram nas vasilhas de alimento, que ficam abertas, sem nenhum tipo de proteção. O caso foi flagrado na escola estadual Alcides de Castro Galvão, que fica no bairro Ipiranga. A unidade é integral e serve de três a quatro refeições por dia. De acordo com o relato de pais e alunos, os estudantes pararam de consumir o alimento servido na escola e passaram a levar um lanche feito em casa. Tanto os estudantes quanto os responsáveis alegam que já reclamaram diversas vezes com a direção da unidade, mas que até agora nenhuma atitude foi tomada.
Na última sexta-feira, a Vigilância Sanitária autuou a escola após as denúncias dos alunos. A notificação determinou que a unidade escolar adote providências quando às condições sanitárias do local, do refeitório, além do processo de manuseio dos alimentos e de distribuição da refeição aos estudantes. O descumprimento pode acarretar multa de 4.420 reais, além de outras punições, como a interdição da escola. Na segunda-feira (19), os alunos relataram que telas de proteção foram instaladas por funcionários no refeitório, para tentar evitar a entrada das aves no espaço de refeição.
Fonte: Portal G1
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments