Cerca de 70 pinguins já foram resgatados do final de maio até 12 de julho no Litoral Norte, pelo Instituto Argonauta. A maioria das aves chegam sem vida da Patagônia Argentina, e outros, muito debilitados, acabam não resistindo.
O Instituto informou que a temporada dos pinguins na região iniciou em junho, mas o pico acontece entre os meses de julho e agosto. As ocorrências são dos pinguins-de-magalhães que migram da Patagônia Argentina em busca de alimentos.
Segundo a entidade, a maioria das aves são jovens, acabam se perdendo do grupo e sendo encontradas mortas nas praias do litoral norte. Os 23 animais encontrados vivos estavam debilitados e apesar de terem recebido os tratamentos necessários, não resistiram.
Imagem: Divulgação / Instituto Argonauta
A instituição reabilita pinguins desde o ano de 2012. Até o momento, já registrou mais de três mil ocorrências de pinguins-de-magalhães na região. O Instituto Argonauta reforçou o alerta: ao encontrar um pinguim vivo ou morto nas praias do Litoral Norte, ligue para 0800 642 3341 e, caso ele permita, com toda a segurança necessária, coloque o animal em uma caixa de papelão com jornal e mantenha em local seguro de outros animais como cachorros, gatos e urubus até a equipe chegue ao local.
Fonte: Jornal OVALE
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments