DOM ORLANDO BRANDES ANUNCIOU PLANOS APÓS SUA APOSENTADORIA, E DISSE QUE QUER CUIDAR DE DOENTES
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida (SP), detalhou os passos que planeja seguir após deixar o cargo, em maio deste ano, atual administrador apostólico da Arquidiocese de Aparecida uma das mais importantes do Brasil, ele foi substituído por Dom Mário Antônio da Silva, nomeado pelo papa Leão XIV.
Brandes, que completará 80 anos em 2026, deixará o posto após uma década liderando a comunidade católica em Aparecida.
Em entrevista à Rede Vanguarda no último domingo (5), após celebrar a última missa de Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida antes de se aposentar, o religioso afirmou que pretende focar seu tempo no cuidado de pessoas doentes.
“Vou continuar missionário e quero trabalhar com os doentes. Vou rezar mais, descansar um pouco e ler bastante. Quero viver esse tempo agradecendo as graças de Deus e pedindo que você seja cada vez mais feliz”, disse.
“Com a graça de Deus está vindo o novo arcebispo para Aparecida: Dom Mário da Silva. Eu estou alegre por poder ter chegado com saúde até o final da missão que o papa me deu”, completou Brandes.

Imagem: Thiago Leon/ Santuário Nacional
No início do mês de março, após a oficialização do novo arcebispo pelo papa Leão XIV, Dom Orlando Brandes também citou a vontade de trabalhar em hospitais da região do Vale do Paraíba.
"Se eu permanecer aqui, gostaria de trabalhar nos hospitais. Sempre desejei isso. E aqui temos vários hospitais, duas Santas Casas e mais dois hospitais. Então, eu gostaria de ajudar esse mais pobre que é o doente e que Jesus mais ajudou. Jesus ajudou os doentes, curou os doentes, deu remédio para os doentes. Eu gostaria de continuar essa missão. Termina a missão de arcebispo, mas a missão, diz a liturgia da igreja, do bispo é até o fim", disse na época.
Agora a Arquidiocese de Aparecida espera ansiosamente seu novo arcebispo, Dom Mário Antônio da Silva, até então arcebispo de Cuiabá (MT), foi escolhido para assumir o cargo, ele tem 59 anos.
O novo arcebispo de Aparecida, cuja arquidiocese é uma das mais importantes do Brasil por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, vai substituir Dom Orlando Brandes.
Dom Mário será o sexto arcebispo de Aparecida, ele tem dois meses para assumir a arquidiocese, este período serve como preparação para a transição do cargo.
Segundo a assessoria de imprensa do Santuário Nacional, ele deverá assumir o cargo no dia 2 de maio, a expectativa é que a cerimônia tenha início às 15h horário de Brasília.
Matéria: G1/ Adaptação: Talles Honorato



Comentários