O Capivariano é o grande campeão do Paulistão A3 de 2023, mesmo saindo derrotado do primeiro jogo (1 a 0), o time de Élio Sizenando fez 3 a 0 sobre o São José e coroou a temporada impecável com o título estadual conquistado na Arena Capivari na tarde do último sábado (13). Dono da melhor campanha entre os dois finalistas, o Leão jogava pela igualdade no saldo agregado de gols, que terminou em vantagem por 3 a 1. Os dois finalistas já tinham garantido o acesso para a Série A2 do Paulista, em 2024.
Após a partida, houve a premiação feita pelos dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) com entrega de medalhas e troféus, nesta segunda-feira (15) será anunciada a ‘Seleção dos Atletas’ numa iniciativa do Sindicato dos Atletas. O evento reunirá os melhores da competição, com apresentação da Seleção, do Artilheiro (Vinícius Popó, do Capivariano, com 18 gols), o Craque, a Revelação e o melhor técnico. A festa será realizada em Campinas, a partir das 19h, no Hotel Nacional Inn, contando com a presença de desportistas, dirigentes e autoridades da Federação Paulista de Futebol (FPF).
O Leão de Capivari levou a taça da Série A3 dono da melhor campanha da competição, foram 25 jogos, 14 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, 44 gols marcados e 20 sofridos. Enquanto a Águia do Vale, do técnico Ricardo Costa, teve a segunda melhor campanha, com 24 jogos, 42 pontos, 12 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, 19 gols marcados e 20 sofridos, até a decisão do ultimo sábado, o São José não havia levado gol no mata-mata.
Para figurar nas finais, as duas equipes deixaram para trás 14 times: Barretos e Audax (rebaixados para a Quarta divisão paulista), Sertãozinho, Votuporanguense, Itapirense, Rio Preto, RB Brasil, Bandeirante (na primeira fase); Matonense, Suzano, EC São Bernardo Desportivo Brasil, Marília e Grêmio Prudente (na segunda fase).
Imagem: Redes Sociais (Capivariano)
Por estar em vantagem, o objetivo era que o São José mantivesse o time fechado no campo de defesa, principalmente por essa estrutura ter sido a principal dificuldade do adversário no jogo de ida, no Martins Pereira. No primeiro minuto de bola rolando, porém, o time da casa desestabilizou a estratégia do time de Ricardo Costa. João Araújo abriu o placar para o Leão com 1 minuto de partida e incendiou a festa na Arena Capivari, Thiaguinho recebeu dentro da área, viu Carlos Eduardo livre um pouco mais atrás e tocou rapidamente para o meia, que mandou um chute rasteiro em direção ao gol, Ariel espalmou, mas no rebote, o camisa 11 do Capivariano estava pronto para tocar a bola para o fundo das redes.
Com a vantagem, o Capivariano se fechou em seu campo de defesa e passou a dificultar muito a saída de bola do São José na intermediária, a equipe do treinador Élio Sizenando se manteve organizada e dinâmica, conseguindo trabalhar bem as jogadas de ataque, especialmente entre Thiaguinho e Carlos Eduardo (meia) e Rafinha e João Araújo, no campo de ataque. Os visitantes, precisando do resultado, foram obrigados a sair da zona de conforto em busca do contra-ataque e passaram a tentar levar perigo ao time rival, sem direção durante o primeiro tempo. Carlos Eduardo quase ampliou aos 23 minutos mandando um foguete de fora da área, o goleiro Ariel defendeu e soltou a bola, mas recuperou logo em seguida, aos 33 minutos, outra bomba do camisa 7, que foi para fora do gol.
Se na primeira etapa ele não conseguiu, a sorte veio no início dos 45 minutos finais, o meia cobrou uma falta perigosa na entrada da área, a bola bateu no travessão e entrou, colocando o Leão de Capivari ainda mais perto da taça e do título estadual. Aos 40 minutos, Natan aproveitou um excelente lançamento de Tarcísio e balançou as redes pela terceira vez para colocar números finais ao jogo e carimbar o título e a festa da torcida em Capivari.
Matéria: Talles Honorato
Comments