top of page

CRIANÇAS BRASILEIRAS ESTÃO FICANDO MAIS ALTAS E OBESAS, MOSTRA ESTUDO

As crianças no Brasil estão ficando mais altas e obesas, de acordo com um novo estudo publicado no The Lancet de Saúde Regional das Américas. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais e também da Faculdade Universitária de Londres.

Imagem: Liudmila Chernetska/Getty Images

De acordo com os dados, entre 2001 e 2014 foi registrado um aumento de um cm na trajetória de altura infantil. As prevalências de excesso de peso e obesidade também apresentaram um aumento significativo entre os dados analisados. A pesquisa foi feita através da observação de medidas de mais de cinco milhões de crianças brasileiras. Ainda foram levadas em conta as diferenças entre as trajetórias médias de IMC (Índice de Massa Corporal) e altura para meninas e outra para meninos.

Ao comparar os dois grupos, a prevalência de excesso de peso para a faixa etária de cinco a 10 anos aumentou mais de 3% entre meninos e quase 3% entre meninas. No caso da obesidade, o aumento foi para quase 14% entre os meninos e de um pouco mais de 11% entre as meninas.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page