A Covid-19 pode causar impactos ao organismo que vão além dos danos aos pulmões e do trato respiratório. Pesquisadores da USP, Universidade de São Paulo investigam, de maneira contínua, as alterações hormonais e inflamação nos testículos provocadas pelo coronavírus.
Um estudo experimental apontou que a proteína Spike, estrutura utilizada pelo vírus para a invasão das células humanas, está associada com níveis mais baixos de testosterona. Os pesquisadores da USP identificaram também que a quantidade e qualidade dos espermatozoides diminuiu em parte dos pacientes, que são acompanhados em pesquisas clínicas e laboratoriais. Os pesquisadores da USP avaliam que essa diferença pontual possa estar relacionada à maior resistência das mulheres aos quadros graves da doença.

Imagem: RunPhoto/Getty Images
As análises dos resultados mostraram uma série de lesões, possivelmente associadas às alterações inflamatórias, que reduzem a produção de espermatozoides e hormônios. A queda na atividade pode estar relacionada a lesões e formação de trombose, que reduzem a oxigenação dos tecidos de estruturas onde os espermatozoides são produzidos.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments