Vênus e Júpiter vão aparentar um “encontro” no céu no final do mês, apesar de estarem a milhões de quilômetros de distância. Os dois planetas aparecerão mais próximos por volta das quatro horas da tarde (horário de Brasília) no dia 30 de abril, com Vênus a 0,2 graus ao sul de Júpiter, de acordo com a EarthSky. A distância é menor que o diâmetro da Lua, acrescentou o site.
A conjunção Vênus-Júpiter acontece cerca de uma vez por ano, mas neste ano os dois planetas aparecerão significativamente mais próximos do que normalmente, disse Patrick Hartigan, professor de física e astronomia da Universidade de Rice, em Houston. Uma conjunção é quando dois planetas parecem se tocar no céu do ponto de vista da Terra, de acordo com a Nasa.
A última vez que os dois planetas estiveram mais próximos do que a conjunção deste ano foi em agosto de 2016, embora tenha sido mais difícil de ver por estarem próximos do Sol. Embora a conjunção ocorra no final do mês, os espectadores já podem ver os dois planetas se aproximando lentamente.
Imagem: CNN Brasil
As primeiras horas da manhã de 30 de abril e 1º de maio vão proporcionar ótimas oportunidades de visualização e você não precisará de um telescópio para vê-las. Como a Lua não será iluminada, será mais fácil ver os dois planetas quase se tocando no céu. Isso desde que o céu esteja limpo, já que o mau tempo bloquearia a visão da conjunção.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments