Os brócolis é um vegetal nutritivo, rico em fibras, proteínas e vitaminas diversas, além de minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Por isso, oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Um novo estudo descobriu que, além dessas propriedades, os brócolis possuem um componente químico natural que pode ajudar a prevenir e tratar o derrame.
A pesquisa, publicada na revista científica ACS Central Science, da Sociedade Química Americana, descobriu que esse componente pode reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais que podem levar ao AVC (acidente vascular cerebral), bem como melhorar o desempenho de medicamentos anticoagulantes. O autor principal do estudo, Johnny Liu, disse que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento do AVC. Em ensaios pré-clínicos, os pesquisadores descobriram que a taxa de eficácia aumenta para 60% quando o medicamento é administrado com o composto derivado dos brócolis. Além disso, os cientistas descobriram que esse composto natural também não causa sinais de sangramentos, que podem ser comuns em tratamentos realizados com anticoagulantes.
Imagem: SimpleImages/GettyImages
O estudo também descobriu que as moléculas derivadas dos brócolis também foram capazes de retardar o início de um derrame, mostrando que ele também pode ser um agente preventivo para pacientes com alto risco. Diante das descobertas, a equipe de pesquisadores visa realizar ensaios clínicos para entender a possibilidade de o componente químico dos brócolis serem um novo tratamento preventivo e anticoagulante para o AVC, com disponibilidade em até cinco anos.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments