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COMO PRATICAR O RELAXAMENTO MUSCULAR PROGRESSIVO E ALIVIAR A TENSÃO

Estresse e ansiedade não são apenas experimentados na mente. Você os sente em corpo, muitas vezes se manifestando em forma de tensão. O relaxamento muscular progressivo é uma poderosa técnica de relaxamento mente-corpo que pode ajudá-lo a eliminar a tensão e aliviar o estresse e a ansiedade que a iniciaram. Melhor ainda, você pode fazer isso facilmente no conforto da sua casa – ou em qualquer lugar onde possa se deitar ou sentar em silêncio por cinco ou 10 minutos.

Imagem: Aaron Lockwood/Dana Santas

O relaxamento muscular progressivo foi demonstrado em vários estudos para ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse e facilitar o sono para aqueles que estão altamente estressados, incluindo pacientes com Covid-19 e vítimas de queimaduras. Esta ferramenta poderosa também aumenta os limites de dor em pacientes que passaram por cirurgia ou com câncer avançado, de acordo com a pesquisa. Como o estresse não é reservado apenas para aqueles que lutam com problemas de saúde, o relaxamento muscular progressivo também é uma técnica amplamente usada por atletas de elite.

Esta prática é melhor executada deitada, mas você também pode fazê-la em uma posição sentada confortável e consiste em inspirar e expirar, prestando atenção na respiração durante cinco ou 10 minutos. Durante esta prática, a respiração serve como o elo entre a mente e o corpo, coordenando cada contração e liberação muscular. Para obter melhores resultados, é recomendado praticar diariamente durante uma semana e depois várias vezes por semana.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

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