top of page

COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA DO BANCO CENTRAL MANTÉM TAXA DA SELIC EM 13,75%

O Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, decidiu manter a Selic —taxa básica de juros da economia—, em 13,75% na quarta-feira (21). A decisão era amplamente esperada pelo mercado. No comunicado da reunião anterior, o comitê já havia sinalizado para o fim do ciclo de alta, mas deixou em aberto a possibilidade de um ajuste residual de 0,25 ponto porcentual.

Imagem: Banco Central do Brasil | Agência Brasil

Além da persistência do cenário inflacionário, o comunicado do Banco Central também destaca a atividade econômica brasileira. O movimento anunciado nesta quarta-feira (dia 21) marca o fim do maior ciclo de aperto monetário do Brasil desde 1999, quando começou o sistema de metas de inflação. O Banco Central começou a elevar a Selic em março de 2021, quando a taxa básica de juros da economia estava em 2%.

O atual patamar é o mais alto desde novembro de 2016, quando a taxa básica estava em 14% ao ano. A decisão do Banco Central vem em meio a expectativas de inflação ainda distantes da meta, embora as últimas estimativas do mercado mostrem reduções constantes, ligadas, principalmente, à redução de impostos sobre combustíveis e energia e às sucessivas quedas recentes nos preços de insumos da Petrobras vendidos às distribuidoras.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page