A taxa de desistência de compras internacionais no momento da conclusão do pedido aumentou para 66% depois da implementação do Programa de Remessa Conforme, foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE, a pedido do Grupo Alibaba, dona do Aliexpress. Desses 66% que desistiram de concluir os pedidos nos sites, 45% não realizaram a compra em outra loja, seja nacional ou internacional.
Imagem: Getty Images
Os dados coletados também mostram que 75% do público se opõe ao aumento de impostos em plataformas de e-commerce internacionais e 90% diz concordar em reduzir a atual alíquota para produtos acima de 50 dólares. O estudo revela uma mudança significativa sobre o comportamento do consumidor. Nos três meses anteriores à pesquisa (de setembro a novembro de 2023), 94% dos consumidores já tinham realizado compras online.
Entre essas transações, 44% foram efetuadas por meio de plataformas estrangeiras. A pesquisa constatou que os consumidores brasileiros recorrem às plataformas estrangeiras pela indisponibilidade no mercado nacional e também pela busca por preços mais acessíveis, destacando a influência direta do custo na decisão de compra. A pesquisa, realizada por abordagem quantitativa online, entrevistou pessoas que realizaram compras no mercado virtual nos últimos 12 meses. A margem de erro foi de 2%, com um intervalo de confiança de 95%.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments