O 83º edição do Clássico do Vale, que voltou a der disputado após nove anos, terminou empatado, sem gols, na noite da ultima quarta-feira (21), em partida válida pela 10ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista 2024, Taubaté e São José voltaram a se encontrar no Joaquinzão, em um confronto histórico, que não entregou o que era esperado, por ambas as torcidas.
Com o resultado, o São José chegou a 24 pontos e se manteve na liderança da competição e com invencibilidade no Paulista A2, agora é o único time que ainda não perdeu na competição estadual, além disso, manteve três de vantagem em relação ao São Bento, do outro lado, o Taubaté estacionou na nona posição, com 13 pontos conquistados, e perdeu a chance de adentrar no G8.
O maior clássico da região do Vale do Paraíba teve inicio na década de 30, especificamente no dia 18 de abril de 1937, quando as equipes disputaram um amistoso, ainda com elencos amadores, no Campo do Bosque, o placar foi uma vitória convincente do Taubaté, por 5 a 0.
O Clássico do Vale voltou a ser disputado depois de nove anos, o último aconteceu também n cidade de Taubaté, pela sexta rodada da Série A3 do ano de 2015, quando as equipes empataram em 1 a 1, no retrospecto geral, o clássico agora conta com 31 vitórias do Burro da Central, 28 empates e 24 triunfos da Águia do Vale.
Buscando fazer valer a pena o fator casa, foi o Taubaté que começou o jogo no ataque, logo aos três minutos da primeira etapa, o Burro teve uma boa chance com Bambam, que de cabeça, mandou para fora, aos 15 minutos, os mandantes tiveram mais uma chance com Yamada, que tentou de longe e mandou muito perto do gol de Ariel.
Após sofrer a pressão inicial, o São José respondeu aos 23 minutos, Marzagão lançou para a área e contou com uma falha do arqueiro Leandro para a bola sobrar nos pés de Jackson, porém, o atacante chutou em cima do goleiro e desperdiçou a chance de abrir o placar.
Imagem: Bruno Castilho/ E.C Taubaté
O Taubaté ainda tentou com Bambam, aos 33 minutos, e Fernando Júnior, aos 34, mas ambos erraram a direção do gol e a partida foi para o intervalo em 0 a 0 no marcador.
Na do intervalo, os times travaram uma verdadeira batalha no setor de meio-campo, mas sem grandes chances para ambos os lados no início da etapa final, a primeira oportunidade de gol surgiu aos 17 minutos da segunda etapa, quando Yamada invadiu a área e chutou para a defesa do goleiro Ariel.
A melhor chance do jogo até então surgiu aos 24 minutos, quando Fernando Júnior cruzou na medida para Bambam, que mandou de cabeça para o gol e viu Léo Gobo tirar em cima da linha, porém, a arbitragem marcou impedimento, aos 29 minutos, Rafael Tanque também tentou de cabeça para a Águia, mas mandou para fora.
A partir daí, a partida esquentou, aos 31 minutos, em bola lançada na área, Lucas Xavier cabeceou, mas Ariel desviou para escanteio, aos 44 minutos, Pedro Acácio experimentou de longe, e tirou tinta da trave, assim, o clássico acabou sem gols.
A partida contou com 7,900 torcedores, sendo maioria do Taubaté pelo mando de campo e minoria do São José o clássico da paz não teve nenhuma ocorrência dentro e fora do gramado vale salientar.
O São José retorna a campo no próximo sábado (24), quando a partir das 17 horas, encara o Linense, no Gilbertão no município de Lins, no dia seguinte, é a vez do Taubaté medir forças diante do Juventus da Moca, às 10 horas, na Rua Javari.
Matéria: Talles Honorato
Comentarios