top of page
Foto do escritorportalpontonews

CIDADES DO LITORAL NORTE DE SP VÃO USAR SATÉLITE PARA FISCALIZAR CONSTRUÇÕES EM ÁREA DE RISCO

As quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) firmaram, um acordo com o governo estadual para ter acesso a um sistema que usa imagens de satélites para monitorar construções irregulares em áreas de risco. O convênio das quatro cidades foi assinado durante a tarde, no Centro de Formação do Educador, em São José dos Campos. Com isso, a partir de agora, as prefeituras poderão usar o sistema de monitoramento em áreas suscetíveis.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

Os dados do sistema são gerados pelo Instituto Geográfico e Cartográfico do estado e são fornecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional.

Elas vão usar sobreposições de imagens para mostrar aos municípios as modificações feitas em áreas de risco e cada município será responsável por coordenar as ações de fiscalização. Segundo o governo estadual, o uso da ferramenta não deve gerar custos às prefeituras. 

Num primeiro momento, o objetivo é que esse sistema abranja cinquenta e duas cidades em São Paulo. As quatro primeiras selecionadas são as do Litoral Norte paulista. O sistema possui uma área de cobertura inicial que supera os 12 mil quilômetros quadrados e abrange, além dos municípios do Litoral Norte, as cidades da Baixada Santista e a Grande São Paulo.


Fonte: Portal G1

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comentarios


bottom of page