top of page

CHUVA QUE CAIU EM 24 HORAS NO LITORAL NORTE FOI O MAIOR REGISTRO DA HISTÓRIA DO BRASIL

As chuvas que caíram entre sexta-feira e sábado (dias 18 e 19) no Litoral Norte de São Paulo foram as maiores registradas em 24 horas na história do país, segundo dados do Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.

Para cada milímetro de chuva que cai, o volume equivale a um litro despejado por uma área de um metro quadrado. Entre os motivos que ajudam a explicar o alto volume estão a cadeia de montanhas da Serra do Mar e uma frente fria vindo do mar. O volume elevado de chuva na região deixou mortos. Como consequência, foi decretado estado de calamidade em seis cidades e luto oficial de três dias.

Imagem: Divulgação

Em todo o estado de São Paulo, são 1.730 desalojados e 766 desabrigados. Em Bertioga, foram registrados alagamentos, queda de árvores e barreiras, falta de luz e a rodovia Rio-Santos ficou interditada. O triste recorde foi citado pelo governo de São Paulo em nota divulgada nesta segunda-feira (dia 20). O meteorologista do Cemaden, Giovani Dolif afirmou que a chuva que caiu na região durante o carnaval foi atípica.


Fonte: Portal G1

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page