O Brasileiro Caio Bonfim conquistou, no último dia 26, a medalha de bronze na prova de 20 km da marcha atlética do Campeonato Mundial de atletismo, que foi disputado em Budapeste, na Hungria.
Para atingir o pódio, ele fez a marca de 1h17min47s e bateu o recorde brasileiro da prova, a medalha de ouro ficou com o espanhol Álvaro Martin com 1h17m32 e a prata foi para o sueco Perseus Karlstrom, com 1h17m39.
Essa é a segunda medalha de bronze da carreira de Caio Bonfim, que ficou em terceiro na competição no ano de 2017, ele chegou como um dos candidatos ao pódio na prova disputada em um circuito de 1km pelas ruas da capital de Budapeste o brasileiro era o segundo colocado do ranking mundial.
Imagem: Michael Steele
O atleta esteve entre os primeiros colocados durante toda a prova, passou em primeiro lugar no primeiro quilômetro, no quinto quilômetro estava em oitavo, mas no mesmo segundo que o vice-líder, enquanto o japonês Ikeda Koki abria 10 segundos na liderança, no meio da prova, ou seja, 10 quilômetros, Ikeda tinha 15 segundos de vantagem para o pelotão, que tinha Caio Bonfim em segundo.
A partir do quilômetro 12, o atleta Brasileiro conseguiu se desgarrar do pelotão e, junto com outros dois atletas, tentava a perseguição em Ikeda a passagem do quilômetro 15 foi o divisor de águas da prova: enquanto Koki perdia ritmo e despencava na classificação, Martin e Karlstrom subiam aos poucos e encostavam no Brasileiro. Nos três últimos quilômetros o espanhol conseguiu abrir e a briga pela prata ficava entre o Brasileiro e o Sueco, no último quilômetro o sueco conseguiu disparar para a prata, e Caio ficou com o bronze.
Esse foi o sétimo Campeonato Mundial de Caio, que estreou na competição no ano de 2011, quando foi 11º colocado, a partir de 2015, começou a figurar entre os dez melhores do mundo em todas as competições que disputou, foi quarto nas Olimpíadas do Rio 2016 e bronze no Mundial de 2017, no Mundial do ano passado disputado em Eugene nos Estados Unidos terminou em sexto lugar.
Matéria: Talles Honorato
Comments