top of page

CÃES SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR ESTRESSE DO DONO PELO CHEIRO, DIZ ESTUDO

Agora se tem evidências científicas que lançam mais luz sobre uma das habilidades impressionantes de cachorros em uma longa lista de características cativantes: a capacidade de cheirar quando o dono está estressado. Os cães podem sentir a diferença entre os odores dos humanos quando estão estressados e quando estão calmos, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE.

Imagem: Ryan Pollyea / Arquivo Pessoal

O estudo eliminou outros aromas concorrentes e mediu os níveis de estresse dos participantes humanos para aumentar a precisão dos resultados. Primeiro, os cientistas coletaram amostras de respiração e suor dos participantes para usar como linha de base. Depois, essas pessoas realizaram uma tarefa aritmética mental na frente de dois pesquisadores por três minutos. A equipe do estudo coletou outra rodada de amostras de respiração e suor após a conclusão da tarefa.

Os pesquisadores apresentaram as amostras de respiração e suor pós-tarefa de uma pessoa para 20 cães, juntamente com outras duas outras amostras de controle em branco. Os animais precisavam selecionar a amostra correta pelo menos sete em cada 10 vezes para passar para a próxima fase.

Na segunda e última fase, a equipe do estudo mostrou aos quatro cães que passaram no teste, as mesmas amostras que cheiraram na fase um, junto com uma amostra do mesmo indivíduo coletada antes da tarefa e um branco. Os animais escolheram a amostra certa em 93,8% dos testes, o que sugeriu que os odores de estresse eram bem diferentes das amostras da linha de base.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page