Agora se tem evidências científicas que lançam mais luz sobre uma das habilidades impressionantes de cachorros em uma longa lista de características cativantes: a capacidade de cheirar quando o dono está estressado. Os cães podem sentir a diferença entre os odores dos humanos quando estão estressados e quando estão calmos, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE.
Imagem: Ryan Pollyea / Arquivo Pessoal
O estudo eliminou outros aromas concorrentes e mediu os níveis de estresse dos participantes humanos para aumentar a precisão dos resultados. Primeiro, os cientistas coletaram amostras de respiração e suor dos participantes para usar como linha de base. Depois, essas pessoas realizaram uma tarefa aritmética mental na frente de dois pesquisadores por três minutos. A equipe do estudo coletou outra rodada de amostras de respiração e suor após a conclusão da tarefa.
Os pesquisadores apresentaram as amostras de respiração e suor pós-tarefa de uma pessoa para 20 cães, juntamente com outras duas outras amostras de controle em branco. Os animais precisavam selecionar a amostra correta pelo menos sete em cada 10 vezes para passar para a próxima fase.
Na segunda e última fase, a equipe do estudo mostrou aos quatro cães que passaram no teste, as mesmas amostras que cheiraram na fase um, junto com uma amostra do mesmo indivíduo coletada antes da tarefa e um branco. Os animais escolheram a amostra certa em 93,8% dos testes, o que sugeriu que os odores de estresse eram bem diferentes das amostras da linha de base.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments