top of page

BUTANTAN E FIOCRUZ ESTÃO NO 'TOP 15' DAS PRINCIPAIS PRODUTORAS MUNDIAIS DE VACINAS

A Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Butantan estão presentes no ranking dos 15 principais produtores mundiais de vacinas, de acordo com levantamento da OMS, Organização Mundial da Saúde.

O relatório considera os requisitos associados ao faturamento em 2021. No documento, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirma que embora a Covid-19 tenha destacado a relevância das vacinas, ressaltou também as desigualdades no acesso aos imunizantes. Segundo o relatório da OMS, o Butantan está entre os 10 produtores de vacinas com maior faturamento, excluindo imunizantes contra Covid-19, e é responsável por 1% do faturamento mundial do mercado.

Imagem: Divulgação Fiocruz

No período analisado, o instituto forneceu um total de 100 milhões de doses de vacinas como gripe, hepatites A e B, dTpa (para difteria, tétano e coqueluche) e também para raiva. Toda a receita obtida é utilizada para a pesquisa e desenvolvimento de novos imunizantes, como dengue e chikungunya. Para o Butantan, a inclusão no documento ajuda a consolidar a posição do instituto como um produtor global de imunobiológicos e reflete a expansão para além do território brasileiro, exemplificada por ações como a recente exportação de vacinas contra a gripe para países como Equador e Uruguai.

Já a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), aparece entre os 15 produtores de imunizantes. O portfólio de vacinas da fundação é composto por 12 produtos, incluindo os imunizantes contra a Covid-19, febre amarela, poliomielite, e a tríplice viral (para sarampo, caxumba e rubéola).


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

コメント


bottom of page