O Brasil e a Argentina concluíram a negociação de um acordo para reconhecerem as normas de segurança de veículos. O anúncio foi realizado na última quinta-feira (30) pelos ministérios da Economia, Infraestrutura e das Relações Exteriores.
O acordo vai ser assinado em julho por autoridades dos dois países. Por meio da homologação veicular, os órgãos máximos de trânsito atestam a conformidade dos veículos, a normas de segurança e autorizam a circulação no país.
Com o acordo, o Brasil vai reconhecer a aprovação de um modelo de veículo produzido na Argentina, com o país vizinho fazendo o mesmo com os veículos montados no Brasil.
Imagem: Fernando Ogura/AEN-PR
O acordo facilitará o comércio de veículos entre Brasil e Argentina, reduzindo custos e prazos. Com a homologação, o governo brasileiro reconhecerá a Licença para Configuração de Modelo emitida pelo Ministério de Desenvolvimento Produtivo da Argentina.
O país vizinho passa a aceitar o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito, emitido pela Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura brasileiro.
Num primeiro momento, o acordo vai cobrir cerca de 80% dos itens de segurança de veículos de passeio (considerados leves) e leves de carga (categorias M1 e N1).
Está prevista a ampliação de itens e a inclusão de novas categorias de veículos, como ônibus e caminhões. Os dois governos pretendem estender o acordo para as autopeças.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments