BEBER DE DUAS A TRÊS XÍCARAS DE CAFÉ PODE REDUZIR RISCOS DE AVC E DOENÇAS CARDÍACAS
- PONTO NEWS
- 3 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Beber duas a três xícaras por dia da maioria dos tipos de café pode proteger você de doenças cardiovasculares e de morte precoce, segundo um novo estudo. Pesquisadores descobriram “reduções significativas” no risco de doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral para todos os três tipos de café, mas apenas café moído e instantâneo com cafeína reduziu o risco de batimentos cardíacos irregulares chamados arritmia. O café descafeinado não diminuiu esse risco, de acordo com o estudo publicado quarta-feira (28) na Revista Europeia de Cardiologia Preventiva.

Imagem: Luisa Gonzalez/Reuters
Estudos anteriores também descobriram que quantidades moderadas de café preto – entre três e cinco xícaras por dia – demonstraram reduzir o risco de doenças cardíacas, bem como Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2 , doenças hepáticas e câncer de próstata. As pessoas que participaram do estudo foram divididas em quatro grupos: aqueles que preferem o café moído com cafeína, os que escolheram o café descafeinado, os que preferiram café instantâneo com cafeína e aqueles que não tomaram café.
Após a média de aproximadamente 13 anos de estudo, os pesquisadores analisaram os registros médicos e de óbitos em busca de relatos de arritmia, doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e morte e descobriram que todos os tipos de café estavam associados a uma redução na morte por qualquer um desses problemas. Beber duas a três xícaras de café por dia foi associado à maior redução na mortalidade precoce, em comparação com pessoas que não bebiam café, de acordo com o comunicado. O consumo de café moído reduziu o risco de morte em 27%, seguido por 14% para o descafeinado e 11% para o café solúvel com cafeína.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments