A Americanas começou a notificar os shoppings onde tem lojas físicas, que os aluguéis devidos até a data do deferimento do pedido de recuperação judicial, em 19 de janeiro, não serão pagos, por conta do efeito de suspensão de cobranças conferido pela recuperação judicial. A companhia deve mais de 11 milhões de reais aos shoppings espalhados por diversas regiões do país.
Pelos cálculos do jornal O Estado de São Paulo, são cerca de 90 credores de shopping centers. Os valores da lista não estão discriminados pelo tipo de despesas, mas, provavelmente, se referem a aluguéis e condomínios. O comunicado desta semana sobre o não pagamento dos valores em aberto é assinado pelo coordenador jurídico da Americanas, Bernardo Mesquita Costa. O informe destacou que o eventual pagamento do aluguel até o dia 19 de janeiro “implicaria em prática de favorecimento de credor”.
Imagem: Divulgação/Lojas Americanas
O comunicado ressaltou ainda que os créditos anteriores ao pedido de recuperação estão com a exigibilidade suspensa. Já os pagamentos em que competência compreende o período de 20 a 31 de janeiro de 2023 serão realizados ao longo deste mês. Na lista de credores entregue à Justiça, os dez maiores shoppings credores concentram quase 80% das pendências da Americanas com o setor.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments