A alfabetização no tempo adequado é essencial para o bom desempenho do aluno ao longo da vida escolar. Estudantes alfabetizados até o 2º ano têm mais chances de atingirem um nível avançado de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental, segundo o estudo realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social, das Universidades de São Paulo e Federal do Ceará. O estudo analisou o desempenho dos mesmos alunos quando estavam no 2º ano e depois no 5º ano do Fundamental. O levantamento foi feito a partir de avaliações dos estudantes das redes de ensino do Ceará em 2016 e 2019, além de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica também de 2019.

Imagem: Tony Winston/Agência Brasília
Para o estudo foram coletados dados de mais de 70 mil alunos, e embora o levantamento use como referência os números do Ceará, que disponibilizou informações para viabilizar a análise, os pesquisadores fizeram um exercício para aproximar os resultados de escolas que, em média, têm características parecidas com as do restante do Brasil. Nesse cenário, em uma análise nacional, os estudantes alfabetizados de maneira adequada até o 2º ano do Fundamental teriam triplicado as chances de estarem no nível avançado.
Fonte: CNN Brasil
Adaptação: Gabriela Rodrigues
Comments