top of page

AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA ESTÁ ENTRE OS MAIORES PRODUTORES DE ALIMENTOS DO MUNDO

Se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. O dado está no Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Imagem: Engin_Akyurt/Pixabay

O documento tem o objetivo de mostrar a participação da agricultura familiar no total da produção agrícola brasileira. Os números são baseados em pesquisas do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O anuário apontou que a agricultura familiar brasileira é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno, com produtos saudáveis e manejo sustentável dos recursos ambientais.

As propriedades de agricultura familiar representam 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Já em área ocupada, são 23% do total. Para se ter uma ideia, isso é quase toda a área do estado do Mato Grosso. Essas propriedades são responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária do país e por 67% das ocupações no campo.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comments


bottom of page