top of page

AGÊNCIA DOS EUA APROVA PÍLULA ANTIVIRAL DA PFIZER CONTRA COVID-19

A Food and Drug Administration, agência dos Estados Unidos semelhante à Anvisa, aprovou o medicamento antiviral Paxlovid para o tratamento contra a Covid-19, em quadros leves a moderados, em adultos com risco de infecções graves. O Paxlovid estava disponível para adultos e adolescentes nos Estados Unidos sob uma autorização de uso de emergência, que limitava estritamente a forma como o medicamento poderia ser prescrito.

Os padrões da agência para a aprovação total são mais rigorosos do que os de uma autorização emergencial. A aprovação plena dará aos médicos mais liberdade para usar o medicamento. Por exemplo, eles podem optar por prescrever um curso mais longo se uma pessoa mostrar sinais de que sua infecção pode voltar, um fenômeno chamado rebote.

Imagem: Jennifer Lorenzini/Reuters

O Paxlovid só deve ser usado para tratar a Covid-19 e não como medida preventiva pré-exposição ou pós-exposição à infecção. Nos ensaios clínicos que levaram à aprovação, o Paxlovid reduziu o risco de hospitalização ou morte em 86% em comparação com um placebo em pacientes com risco de doença grave devido à idade ou a uma condição de saúde subjacente.

O Paxlovid é o quarto medicamento e o primeiro comprimido a ser aprovado para o tratamento da Covid-19. É difícil para algumas pessoas tomá-lo porque tem interações com muitos outros tipos de medicamentos. Por esse motivo, ele virá com uma caixa preta alertando sobre seu potencial de interferir com outras medicações. A aprovação cobre apenas o tratamento para adultos, mas o medicamento ainda estará disponível para adolescentes de 12 a 18 anos sob autorização de uso emergencial.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues


Comments


bottom of page