top of page
Foto do escritorportalpontonews

ABRAÇOS AJUDAM AS MULHERES A ENFRENTAR O ESTRESSE, DIZ ESTUDO

Um abraço pode fazer uma grande diferença para as mulheres, de acordo com um novo estudo. Infelizmente, o efeito não é tão poderoso quando se trata dos homens. Pesquisadores analisaram como 76 pessoas responderam ao estresse após um abraço do parceiro ou parceira em um estudo publicado na revista PLOS One. As mulheres que abraçaram seus parceiros mostraram uma diminuição na produção de cortisol (o hormônio do estresse) em comparação com aquelas que não abraçaram.

O cortisol pode ter um impacto na recuperação da memória, o que pode tornar a tarefa estressante ainda mais difícil, disse o autor sênior do estudo Julian Packheiser, pesquisador de pós-doutorado do Instituto Holandês de Neurociência. Os pesquisadores ainda não compreenderam por que os homens não tem a mesma diminuição do cortisol ao serem abraçados.

Imagem: Hinterhaus Productions/Getty Images

A afeição por alguém que você ama libera um neurotransmissor chamado oxitocina, muitas vezes chamado de “hormônio do amor”, que reduz os níveis de cortisol. Segundo o estudo, essa resposta, combinada com o apoio social, protege contra o estresse. Pode ser um fator social, onde muitos dos homens podem não se sentir tão bem com os abraços porque são socialmente percebidos como incomuns ou estranhos para os homens, disse o pesquisador Packheiser. Ele disse que também pode ter a ver com a diferença nos receptores de toque na biologia de homens e mulheres.


Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues


Comentários


bottom of page