top of page
Foto do escritorportalpontonews

81% DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS TÊM DOIS OU MAIS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS

Mais de 81% dos adolescentes brasileiros tem dois ou mais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares e diabetes. É o que revelou um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São Paulo.

Imagem: Farknot_Architect/GettyImages

Os autores do estudo usaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, que contou com a participação de mais de 121 mil adolescentes com idades entre 13 e 17 anos, de escolas públicas e privadas em todo o país. Os jovens responderam a questionários com perguntas sobre sete variáveis: consumo de frutas e vegetais, ingestão regular de refrigerantes, doces e álcool, prática de exercícios, sedentarismo e tabagismo.

O principal fator de risco detectado foi a falta de atividade física, seguido pelo consumo deficiente de frutas e verduras. Quase 33% consome doces como balas e chocolates em excesso. A pesquisa também observou que mais de 17% abusam de refrigerantes e 28% do álcool. Um pouco mais de 6% é fumante.

Não houve diferença entre alunos de escolas públicas e privadas. Os resultados foram um pouco melhores nas zonas rurais; já a região Sudeste é onde os jovens mais apresentaram dois ou mais fatores de risco. Os resultados do estudo foram publicados no periódico internacional de pediatria BMC.

 

Fonte: CNN Brasil

Adaptação: Gabriela Rodrigues

Comentários


bottom of page